BIO

Matias Santos é um bailarino argentino, nascido na província de Entre Rios, onde começou seus estudos de dança clássica. Imediatamente, ganha o prêmio "Maximiliano Guerra", a Fundação Arte e Cultura, e entra no Instituto Superior de Arte do Teatro Colon em Buenos Aires, e integra o "Ballet Jovem da ISA", com o qual realiza várias turnês como bailarino principal pela Argentina e no exterior, visitando países como México e Uruguai. Além disso, participa do "Aberdeen Festival Internacional da Juventude", realizado na Escócia, onde é dirigido por Lidia Segni, atual diretora do Ballet do Teatro Colón.

Em 2005 entra por concurso público, e perante um júri internacional, ao Ballet Estável do teatro, onde se ergue como solista e bailarino principal em várias obras, como "Who Cares?" E "Symphony in C", de Balanchine, "A Bela Adormecida", "A luta", "O Lago dos Cisnes", "Raymonda", "Don Quixote", "bate", "Petrushka", "Le Corsaire", entre outros. Interpreta também ao príncipe Gremin no Ballet "Onegin", de John Cranko e o papel principal em "Before Nightfall" por Nils Christe.

Em 2010, fez turnê pela América Central como um bailarino principal da companhía "Tango Pasión" e, logo, ele foi convidado para participar do Festival de Cabo Frio, Brasil, do lado de estrelas internacionais de dança.

É chamado também de participar em diversas Galas de Ballet, sob a direção dos maestros Tatiana Fesenko e Martin Miranda, atuando em cidades do interior da Argentina, Aruba, Montevidéu, Punta del Este e Buenos Aires, com estrelas proeminentes Teatro Colón

Em 2012 ele foi eleito e preparado pelo maestro Victor Valcu, para o papel de Onegin, na peça de ballet homónima de J. Cranko.

Foi formado artística e academicamente pelo Maestro Martin Miranda,  com quem também preparou, como o protagonista das versões completas de "Giselle" (juntamente com a primeira bailarina Gabriela Alberti), "Coppelia", "Chopiniana", "Les Sylphides "e" Le Corsaire ", entre outros

Em 2013, ele visitou Oman como bailarino principal de uma das obras do Ballet do Teatro Colón.

Em junho do mesmo ano, apresenta-se como partener de Luana Brunetti no Concurso Internacional de Ballet XII do Teatro Bolshoi em Moscou, onde é obtido o importante prêmio da Mestría Artística. Em seguida, participa, representando ao Teatro Colón na "Gala de Ballet Internacional" no Paraguai. Logo, interpretou como primeiro bailarino a "Strauss" no Ballet "Cinderella", de Renato Zanella e é escolhido para o papel de "Siegfried" e "Von Rothbart" para a peça "O Lago dos Cisnes", de Peter Wright.

Durante 2014, participa como convidado em uma gala a ser realizada em homenagem da primeira bailarina internacional Marianela Núñez. Também nesse ano, é destacado pela crítica por seu papel interpretando ao escultor francês "Rodin" na obra homônima do grande coreógrafo ruso Boris Eifman, isto representou um dos pontos mais importante na sua carreira. Em seguida, interpreta a "Hilarion" para o ballet Giselle e participa do 24º "Festival Internacional de Havana" em Cuba. Em novembro do ano passado, foi homenageado em sua cidade natal, onde foi premiado com o título de "Filho Dilecto" e apresenta seu próprio show chamado "Balletango" com o qual está atualmente em turnê, recebendo sempre uma grande ovação e reconhecimento tanto do público quanto da imprensa.

 

Seu repertório é composto, entre outros, pelas versões integrais:

  • "Le Corsaire"  (Conrad)

  • “Giselle”  (Albrecht)

  • “Coppelia” (Franz)

  • “Chopiniana” (Poeta)

 

E os seguintes Pas de Deux:

  • "Lago dos Cisnes"  (Pas de deux de actos II y III)

  • "O Quebra-Nozes"  (Gran Pas de deux)

  • "Bela Adormecida"  (Gran Pas de deux de acto III)

  • "Água da Primavera"

  • “Paquita” (Pas de deux y Pas de trois)

  • “Pássaro Azul”

  • “Sheherezade”

  • “Esmeralda”

  • “Carmen”

  • “Raymonda”

​©2016-9 by  8E Image Studio  all rights reserved.

Photo: Gastohn Barrios